Apresentação
Esta edição da Imaginário! tem como destaque a série televisiva Battlestar Galactica, com artigo do professor Marcelo Bolshaw. Além da descrição comentada das séries de TV e do universo narrativo, Marcelo utiliza conceitos da metodologia dos estudos narrativos para interpretá-los e conclui que a série faz uma síntese de temas de vários universos narrativos da ficção científica em que elementos tecnológicos se combinam com temas religiosos e espiritualistas.
Na sequência, Douglas Pigozzi aborda as histórias em quadrinhos e a consciência crítica do autoritarismo na América Latina, tomando como objeto o álbum “O Eternauta II”. Ele considera que é necessário analisar as narrativas e as imagens desta HQ, pois elas expõem as problemáticas políticas da região e auxiliam na compreensão acerca dos fatos históricos latino-americanos.
Eraldo Silva, em “Ética e filosofia de vida em Timão e Pumba” analisa alguns aspectos da história em quadrinhos a partir de elementos da filosofia pop. O autor toma por base as doutrinas éticas do cinismo, epicurismo e estoicismo, que são evidenciados nas insólitas aventuras do suricate Timão e do javali Pumba.
A utilização do fanzine como instrumento pedagógico é apresentada por Míriam Alves Bastos da Silva e Bruno Fernandes Alves, ao relatar a experiência com o ensino de Arte na formação de jovens e adultos da EJA na região metropolitana do Recife. Os resultados desse estudo mostram a importância do uso do fanzine como ferramenta para valorizar as histórias de vida dos educandos.
Izaac Brito discute a presença do multiculturalismo como fenômeno sociocultural no âmbito das Historias em Quadrinhos, em particular na produção da editora Marvel Comics. A investigação aponta que o mundo dos quadrinhos explora aspectos do multiculturalismo de forma extremamente coerente em seu universo, fazendo com que este mundo de ficção se torne bem mais próximo da realidade do publico.
A edição traz ainda a entrevista realizada por Marcelo Engster com Ana Recalde, vencedora do Troféu HQMix como melhor webquadrinho de 2014. A roteirista é curadora e coordenadora do projeto Pagu Comics, um selo de quadrinhos que trabalha com HQs feitas por mulheres, fomentando a produção realizada por elas.
Finalizamos com a resenha da revista Café Espacial pelo editor da Imaginário! Editada por Sérgio Chaves, a revista é um exemplo do que de melhor se faz no campo das edições independentes no país, tendo conquistado vários prêmios na área, bem como exposições nacionais e internacionais.
A Imaginário! é uma revista vinculada ao NAMID - Núcleo de Arte, Mídia e Informação do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFPB, e conta com a chancela da editora Marca de Fantasia, o que garante o respaldo acadêmico e o firme propósito de apresentar o melhor dos estudos na área, com a participação de pesquisadores de todo o país.
Boa leitura!
Henrique Magalhães
Edição digital: <Imaginário! 14>
Sumário
Battlestar Galactica: o mais complexo universo narrativo
da ficção científica
Marcelo Bolshaw Gomes
As histórias em quadrinhos e a consciência crítica acerca
do autoritarismo na América Latina: O Eternauta II
Douglas Pigozzi
Ética e filosofia de vida em Timão e Pumba:
cinismo, epicurismo e estoicismo
Heraldo Aparecido Silva
Arte/Educação, fanzines e histórias de vida:
uma experiência de ensino de Arte na educação de jovens e adultos
da região metropolitana do Recife
Míriam Alves Bastos da Silva
Bruno Fernandes Alves
Abordagem multicultural no universo dos Quadrinhos:
multiculturalismo na Marvel Comics
Izaac Ramon da Silva Brito
Entrevista. Ana Recalde: processos criativos nos quadrinhos
Ana Recalde
Marcelo Engster
Resenha. Café Espacial 11: os quadrinhos intimistas de Ribatski
Henrique Magalhães
Capa
Excerto de cena da série televisiva Battlestar Galactica.
Revista de análise sobre Comunicação e Artes. O uso das imagens serve apenas ao estudo, de acordo com o artigo 46 da lei 9610. O direito dos textos e imagens pertence a seus autores ou detentores.