Capa de Minna Miná ilustra artigo que fala da produção de uma novela gráfica experimental.

 

 

Edição atual da revista


Imaginário!
da editora Marca de Fantasia e do Namid - Núcleo de Arte, Mídia e Informação do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Estadual da Paraíba

Leia a edição digital: <Imaginário! 13>

Edição atual


Imaginário!
ISSN 2237-6933

N.13, dezembro de 2017
Paraíba: Marca de Fantasia, 176p.
Editor: Henrique Magalhães

Editorial

Produção experimental e alternativa

A Imaginário! sai sob nova orientação. Com a aposentadoria do editor, quebram-se alguns vínculos institucionais, outros são mantidos. A revista continua vinculada ao NAMID - Núcleo de Arte, Mídia e Informação do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFPB, e conta com a chancela da editora Marca de Fantasia, o que garante o respaldo acadêmico e o firme propósito de apresentar o melhor dos estudos na área, com a participação de pesquisadores de todo o país.

Em parceria com o orientador, Minna Miná, apresenta uma síntese de seu trabalho de conclusão de curso com o artigo sobre a construção de uma narrativa gráfica experimental. O texto, ilustrado com aquarelas da autora, é a matéria de capa da revista, mostrando as possibilidades criativas proporcionadas pelo Curso de Comunicação em Mídias Digitais da UFPB.

Com ênfase na especificidade dos quadrinhos, Regina Behar aborda as adaptações literárias, contrariando posições críticas que as consideram como versões inferiores ao texto original. A autora discute a relação literatura x adaptação para além da hierarquia que estabelece a superioridade do texto literário sobre outros discursos artísticos.

Em tempo de “massificação” cultural, a produção alternativa e artesanal encontra ainda seu espaço de criação. Andréa Lobo e Marcelo Barbosa trazem os aspectos históricos acerca dos livros cartoneros na América Latina e no Brasil, focando a prática cartonera no contexto mais amplo das produções alternativas e marginais como forma de resistência ao mercado editorial comercial.

Ivan Carlo investiga a obra de Cláudio Seto, introdutor da linguagem dos mangás nos quadrinhos nacionais. Ele analisa como o autor usou o shibari – a arte da amarração erótica – em suas HQs e como, ao situá- -las no Brasil, realizou uma mistura entre duas culturas que caracterizaria toda a sua obra. Já Marcelo Bolshaw analisa o Surfista Prateado e Demolidor para descrevê-los e compará-los com entes das mitologias tradicionais, demonstrando a universalidade de algumas das características dos super-heróis com os dramas humanos e as narrativas míticas.

Júnior Pinheiro e Anna Raquel Lemos, enfocando o personagem Homem-Aranha, propõem uma reflexão acerca dos entendimentos sobre identidade e os processos de identificação contemporâneos, nos quais a mídia exerce importante papel ao criar e oferecer modelos de imagens, histórias e comportamentos.

Guilherme Ieger Dobrychtop apresenta as relações entre preço e valor e as possibilidades de leitura de Sandman, de Neil Gaiman. Ele discorre acerca de uma metodologia necessária para se analisar a obra com uma visão crítica e dentro de um contexto histórico.

Fechando a edição, Marcelo Ávila Franco e Dóres Délia Marks abordam “O Príncipe Palhaço do Crime” ou simplesmente, como é conhecido, o “Coringa”. Os autores fazem um paralelo entre ficção e realidade, demonstrando que o comportamento do vilão nas histórias em quadrinhos não fica tão distante da vida real, apresentando os três objetivos básicos de um psicopata: poder, status e prazer.

Boa leitura!
Henrique Magalhães

Edição digital: <Imaginário! 13>


Colaboram nesta edição

Andréa Maria Carneiro Lobo, Anna Raquel Lemos, Dóres Délia Marks, Guilherme Ieger Dobrychtop, Henrique Magalhães, Ivan Carlo Andrade de Oliveira, Júnior Pinheiro, Marcelo Bolshaw Gomes, Marcelo Ávila Franco, Marcelo Henrique Barbosa de Almeida, Minna Miná, Regina Maria Rodrigues Behar

Capa

Ilustração de Minna Miná para o álbum “Onde as gaivotas fazem seus ninhos”, de sua autoria.

Imaginário!
ISSN: 2237-6933
  
Revista semestral da Editora Marca de Fantasia e do Namid - Núcleo de Arte, Mídia e Informação do Programa de Pós-Graduação em Comunicaçãoda Universidade Federal da Paraíba

Editor: Henrique Magalhães
Contato: marcadefantasia@gmail.com
http://www.marcadefantasia.com/revistas/imaginario/imaginario.html

Revista produzida pela editora Marca de Fantasia
www.marcadefantasia.com