Editor: Henrique Magalhães
Rua Maria Elizabeth, 87/407
João Pessoa, PB. 58045-180
Brasil
Tel: (83) 8885.1211

Pedidos por transferência ou depósito bancário:
Banco do Brasil
Agência 1619-5
Conta 41626-6.

Envie por e-mail cópia do comprovante de depósito e o endereço para entrega.

Contato
marcadefantasia@gmail.com
www.marcadefantasia.com

Imaginário! 5
Imaginário! 5
Editor: Henrique Magalhães
João Pessoa: Marca de Fantasia: dezembro 2013. 197p. ISSN 2237-6933
Edição online: <imaginario-5>
Edição em pdf: <imaginario-5>

Quadrinhos poético-filosóficos e mais

A cada edição a revista Imaginário! se consolida como veículo de difusão das pesquisas em história em quadrinhos e temas correlatos, como humor gráfico, fanzine, animação, artes visuais, videogame, ficção científica, dentre outros. A revista é fruto do Grupo de Pesquisa em Humor, Quadrinhos e Games do Mestrado em Comunicação da UFPB, que reúne Doutores, Mestres e mestrandos da instituição, bem como todos os interessados nessas expressões artísticas e midiáticas.

Em sua quinta edição, de dezembro de 2013, a Imaginário! presta homenagem ao grande companheiro e incentivador Elydio dos Santos Neto, falecido em 3 de outubro de 2013, com a capa, realizada por Paloma Diniz e depoimentos emocionados, mas coerentes com a importância que teve para o estudo dos Quadrinhos e Educação.

Compõe o corpo da publicação artigo de Gian Danton sobre a obra do quadrinista Nelson Padrella, autor que se destacou por meio das publicações da editora Grafipar na década de 1970; Matheus Moura e Edgar Franco apresentam o processo criativo de Gazy Andraus, um dos expoentes dos quadrinhos poético-filosóficos. Seguindo o mesmo tema, Raimundo Lima Neto e Selma Oliveira estudam as tiras do blog Manual do Minotauro, de Laerte Coutinho.

Noutra perspectiva, Marcelo Bolshaw faz uma leitura meta narrativa de Sandman ressaltando os aspectos neobarrocos da série em quadrinhos; Alex Caldas apresenta estudo sobre caricatura como gênero do discurso. Jean Senhorinho, com Juliana Petermann, trazem artigo sobre a caracterização do mito em Homem-Aranha, apoiado nos conceitos de Barthes e Campbell.

Nildo Viana analisa as representações e valores no universo ficcional do Recruta Zero; já Cíntia Gonçalves demonstra que o fanzine eletrônico pode reverter substancialmente o quadro de pessoas que sofrem influência da mídia e deixam de desfrutar a diversidade musical.

Completa a edição a resenha de Marcelo Soares de Lima, sobre Os quadrinhos na era digital: HQtrônicas, webcomics e cultura participativa, organizado por Lúcio Luiz. São plurais as abordagens sobre o universo dos quadrinhos, do humor e das publicações independentes feitas por Mestres e Doutores de todo o país, o que reforça o caráter amplo e diverso que se pretende com a revista Imaginário!

Henrique Magalhães

  Mais Imaginário! pela Marca de Fantasia
Imaginário! 1
Artigos sobre fanzine, humor, História em Quadrinhos e afins.
Imaginário! 2
Artigos sobre fanzine, humor, História em Quadrinhos e afins.
Imaginário! 3
Artigos sobre fanzine, humor, História em Quadrinhos e afins.
Imaginário! 4
Artigos sobre fanzine, humor, História em Quadrinhos e afins.
Imaginário! 6
Artigos sobre fanzine, humor, História em Quadrinhos e afins.
 
  INDEX   EDITORIAL   ÁLBUNS   LIVROS   REVISTAS   CAMARADAS