Editor: Henrique Magalhães
Rua Maria Elizabeth, 87/407
João Pessoa, PB. 58045-180
Brasil
Tel: (83) 8885.1211

Pedidos por transferência ou depósito bancário:
Banco do Brasil
Agência 1619-5
Conta 41626-6.

Envie por e-mail cópia do comprovante de depósito e o endereço para entrega.

Contato
marcadefantasia@gmail.com
www.marcadefantasia.com

Imaginário! 1
Imaginário! 1
Editor: Henrique Magalhães
Paraíba: Marca de Fantasia, out. 2011. 91p.
ISSN 2237-6933
Edição online: <imaginario-1>
Edição em pdf
: <imaginario-1>

É comum encontrar-se na atualidade a História em Quadrinhos como elemento motivador da leitura, sendo adotada nos programas curriculares do ensino básico, aplicada em provas de seleção e utilizada como aferição de conhecimento e interpretação de discurso. Embora não sejam mais vistos como deletérios à formação da juventude, é certo que os quadrinhos, enquanto linguagem e meio de comunicação, continuam amplamente desconhecidos. Como afirma o pesquisador francês Thierry Groensteen, é preciso que se aprenda a ler as histórias em quadrinhos pelo que elas têm de mais representativo, que é sua linguagem icônica.

Desde a década de 1960 a academia vem se dedicando ao estudo dos quadrinhos, contribuindo de forma fundamental para seu reconhecimento como Arte. Os quadrinhos passaram de mero entretenimento a objeto de estudos, que resultaram no estabelecimento dos elementos próprios de sua linguagem. Atualmente os grupos de estudos, sobretudo ligados a programas de Pós-Graduação em Comunicação, se disseminam em todo o mundo, aprofundando a investigação sobre a capacidade criativa e cognitiva dos quadrinhos.

O Grupo de Pesquisa em Humor, Quadrinhos e Games – GP-HQG, do Núcleo de Artes Midiáticas do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFPB, criado em 2010, desenvolve estudos não só no campo das histórias em quadrinhos, mas também de expressões midiáticas paralelas e complementares, como o humor e os games. O estudo das Artes Visuais em sua interface com a Comunicação é o objetivo do grupo, que conta com uma equipe formada por alunos e professores do Mestrado em Comunicação e áreas afins.

Como os estudos não se completam sem sua difusão, a revista “Imaginário!” é o espaço de divulgação dos trabalhos realizados pelo grupo, em forma de artigos, resenhas, entrevistas, ensaios artísticos do próprio grupo e de colaboradores autônomos ou vinculados a outras instituições de ensino. Com este primeiro número apresentamos nossos trabalhos e abrimos espaço para a crítica e a colaboração dos interessados pelos temas.

H. Magalhães

  Mais revista Imaginário! pela Marca de Fantasia
Imaginário! 2
Artigos sobre fanzine, humor, História em Quadrinhos e afins.

Imaginário! 3
Artigos sobre fanzine, humor, História em Quadrinhos e afins.

Imaginário! 4
Artigos sobre fanzine, humor, História em Quadrinhos e afins.
Imaginário! 5
Artigos sobre fanzine, humor, História em Quadrinhos e afins.
Imaginário! 6
Artigos sobre fanzine, humor, História em Quadrinhos e afins.
 
  INDEX   EDITORIAL   ÁLBUNS   LIVROS   REVISTAS   CAMARADAS