Algumas das publicações lançadas em 2024
|
Marca de Fantasia: balanço editorial 2024
Henrique Magalhães
03/01/2025
Como ansiado há anos, consegui reduzir o ritmo editorial para algo razoável, em se tratando de uma editora de um homem só. Ainda assim, foram 18 publicações com diversos formatos e conteúdos. Tivemos revistas, com uma edição da Maria Magazine, de minha autoria; um fanzine, o Academiczine n. 2, deste autor em parceria com Gazy Andraus; e mais três edições da revista Discursividades, sob o comando de José Domingos.
Dos álbuns e livros, alguns títulos foram inéditos, outros, novas edições digitais baseadas no catálogo impresso, com acréscimos e revisões. Os inéditos são Práticas literárias, feminismos zineiros, por Juliana Gama de Brito Assumpção; Alfredo Storni e seu Zé Macaco: a comédia das modas e invenções nos quadrinhos de O Tico-Tico, de Mig Mendes, em segunda edição impressa; Grimório das 4 luas: o feminino e o sagrado feminino nas HQs poético-filosóficas, de Rachel Santos; A árvore das ideias: memórias de um roteirista de quadrinhos, por Gian Danton; O mal-estar contemporâneo: cinema, horror e decolonialidades, organizado por Rodrigo Carreiro; Assessoria de Comunicação em foco: histórias e estratégias reveladas, organizado por Sandra Raquew dos Santos Azevêdo. Em parceria com a Eduepb - Editora da Universidade Estadual da Paraíba - saiu Práticas discursivas e políticas de saber na Educação, com organização de José Domingos e Linduarte Pereira Rodrigues.
Tivemos ainda o primeiro volume da Biblioteca Cirneana, editada por mim e Alex de Souza, A explosão criativa dos quadrinhos, de Moacy Cirne, que retoma um dos clássicos dos estudos sobre quadrinhos no país. A HQ inédita veio com a parceria com a editora Polvo, de Lisboa, que lançou o quarto volume com a personagem deste autor: Maria: em cada rosto, igualdade, de Henrique Magalhães.
A atualização do catálogo com novas edições contempla as obras O rasgão no real: metalinguagem e simulacros na narrativa de ficção científica, de Braulio Tavares; Edgar Franco e suas criaturas no Banquete de Platão, de Nadja Carvalho; Os quadrinhos poético-filosóficos de Edgar Franco: textos, HQs e entrevistas, por Elydio dos Santos Neto; Shima: HQs clássicas de um samurai dos quadrinhos, de autoria de Julio Shimamoto.
A produção do período foi sucinta, mas representativa. Prosseguiremos nesse ritmo, valorizando obras inéditas e substanciais e resgatando as imprescindíveis do catálogo de modo a torná-las acessíveis a todos.
Mais livros do período, pela Marca de Fantasia
|
|