Páginas de Maria no catálogo da Bienal |
Maria na Bienal de humor de Penela e Espinhal
H. Magalhães
29/11/2024
Sempre em busca de dar passos largos, a personagem Maria foi classificada para a IX Bienal de Humor “Luíz d’Oliveira Guimarães”, realizada pela Câmara Municipal de Penela, Junta de Freguesia do Espinhal, Portugal, e Casa-Família Oliveira Guimarães. O evento, que se inaugurou em 31 de agosto de 2024 no Centro Cultural do Espinhal, teve a produção da entidade Humorgrafe, dirigida por Osvaldo Macedo de Sousa.
Para os organizadores, “a Bienal onde o humor não necessita de cores, apenas um sorriso, inteligência filosófica e uma cor simples e directa – o branco e negro e seus matizes (monocromáticos). Mais importante que os prémios é ter voz activa, expressar o seu humor, as suas ideias irreverentes em comunhão com a comunidade”. Este é justamente o propósito de Maria, fazer refletir de forma crítica e ao mesmo tempo poética, quebrando os paradigmas e os lugares-comuns.
O tema da Bienal também sintoniza com o perfil de Maria: “Resistência e resiliência humana como sobrevivência da Humanidade contra a opressão, o abuso, a má-educação, a estupidez, a demagogia, as notícias falsas, os radicalismos e fundamentalismos, as fobias religiosas/sexuais/sociais, o tribalismos/clubismos, a destruição ambiental...”.
O evento destaca “A importância do humor como arma da resiliência (a denúncia, a indignação, a irreverência) na pacificação dos conflitos com o sorriso da inteligência”. O certame contou com trabalhos de todas as técnicas e estilos, como caricatura, cartum, charge, tira e prancha de história em quadrinhos, com a participação de artistas gráficos de vários países do mundo. Os trabalhos foram selecionados por um júri internacional, com especialistas da Noruega, USA, China, Albânia e Portugal.
Em 2024 Maria teve o quarto livro lançado pela editora Polvo no Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora, Portugal. A participação honrosa na IX Bienal de Humor “Luíz d’Oliveira Guimarães” reforça e amplia a presença da personagem no país, ao levar seu humor sutil e espirituoso para outra parcela do público português.
Catálogo da Bienal mais outra página de Maria |
|