Editor: Henrique Magalhães
Rua Maria Elizabeth, 87/407
João Pessoa, PB. 58045-180
Brasil
Tel: (83) 8885.1211

Pedidos por transferência ou depósito bancário:
Banco do Brasil
Agência 1619-5
Conta 41626-6.

Envie por e-mail cópia do comprovante de depósito e o endereço para entrega.

Contato
marcadefantasia@gmail.com
www.marcadefantasia.com

O roteiro nas Histórias em Quadrinhos

O roteiro nas Histórias em Quadrinhos
Gian Danton
Série Veredas, 15.
João Pessoa: Marca de Fantasia, 2010. 104p. 13x19cm.
ISBN 978-85-7999-009-0

Edição digital: 2016. 104p.

Uma das maiores queixas dos leitores de quadrinhos é a falta de profundidade e inovação dos roteiros. Tem-se no país excelentes desenhistas, que ocupam lugar de destaque no mercado internacional de comics, mas a contrapartida da arte dos quadrinhos, o texto, não conta com o mesmo prestígio. O desenho se adapta a todas as vertentes do mercado, favorecendo quem cria para os estúdios, voltados para a produção industrial. Aí o que menos importa é o roteiro, já que o objetivo é mesmo o consumo fácil e massivo, o mero entretenimento.

Já os quadrinhos autorais, estes só tem vez no mercado setorizado da arte, bancados pelas pequenas editoras ou por selos especiais das editoras comerciais. São justamente esses trabalhos que merecem o reconhecimento como arte, que, de algum modo, contribuirão para o enriquecimento cultural do público, ou, quando menos, por uma boa digressão.

Antes de se construir um roteiro é preciso ter ideia, ter repertório cultural, sem os quais não se tem o que dizer além da mera repetição dos clichês da indústria cultural. Desse modo, não será de grande serventia um manual de roteiro sem esse pré-requisito. Contudo, para quem tem uma boa ideia, um argumento original, sem dúvida o conhecimento das técnicas de elaboração de roteiro, com os recursos que elas podem oferecer, serão fundamentais para a construção de uma boa história.

Gian Danton oferece, neste livro, sua experiência de mais de duas décadas lidando com as Histórias em Quadrinhos, seja produzindo roteiros, seja ministrando cursos sobre o assunto. Este trabalho parte também de outras obras suas, como o fanzine A difícil arte de escrever quadrinhos e o Manual do roteirista, escrito em parceria com ABS Moraes, um dos mais talentosos escritores de quadrinhos da nova geração.

Nas palavras do autor, em O roteiro nas Histórias em Quadrinhos “o neófito pode encontrar todas as dicas para se tornar um roteirista de qualidade. Mas vale lembrar que nenhum livro ou curso, por melhor que seja, é capaz de realizar milagres. Escrever quadrinhos, ao contrário do que pensa a maioria das pessoas, exige muito esforço, dedicação e perseverança. E exige também muita leitura”.

H. Magalhães

  Mais estudos sobre quadrinhos pela Marca de Fantasia
Ciência e Quadrinhos
Gian Danton
As descobertas científicas nas HQ, sua evolução e antecipações.
Watchmen e a teoria do caos
Gian Danton
Análise sobra a obra clássica em quadrinhos de Alan Moore.
Algumas leituras de Príncipe Valente
Edgard Guimarães
Narrativa, humor, censura, lirismo, entre outras abordagens na obra de Hal Foster.
O que é História em Quadrinhos Brasileira
Edgard Guimarães (org).
Com Marat, Cesar Silva, G. Andraus, Edgar Franco, Edgard Guimarães e H. Magalhães.
Miracleman: um outro mito ariano
Márcio Salerno
Análise sobre o personagem baseada nos conceitos de Nietzsche.
 
  INDEX   EDITORIAL   ÁLBUNS   LIVROS   REVISTAS   CAMARADAS