Editor: Henrique Magalhães
Rua Maria Elizabeth, 87/407
João Pessoa, PB. 58045-180
Brasil
Tel: (83) 988.851.211

Pedidos por transferência ou depósito bancário:
Banco do Brasil
Agência 1619-5
Conta 41626-6.

Envie por e-mail cópia do comprovante de depósito e o endereço para entrega.

Contato
marcadefantasia@gmail.com
www.marcadefantasia.com

Agosto de 2016

Pensadores visionários - design onde há design
Pensadores visionários - design onde há design: discussões e recorrências com a fotografia
Taísa Roberta Ferreira Bernardino
Série Veredas, 35.
Paraíba: Marca de Fantasia, 2016. 134p. Edição digital. R$5,00.
ISBN 978-85-67732-57-2

As experiências e reflexões sobre a Fotografia e a Teoria do Imaginário foram essenciais para repensar a atuação do designer, sua postura diante do mundo e sobre as relações que o Design estabelece com outras áreas do conhecimento e como as faz, em especial com a Arte. Diante dos discursos que afastam o Design da Arte buscou-se identificar as raízes mais profundas que afincam os desejos de fragmentação do conhecimento. O Imaginário e a Teoria que lhe abraça mostram-se como guias apaziguadores das bases do conhecimento, responsáveis por todo o processo de significação do mundo e das coisas.

Pensar a relação da Fotografia e do Design como mais profunda até mesmo enxergando a imagem fotográfica como um produto de Design, poderá além de abrir um caminho para uma nova abordagem fotográfica fora dos limites estéreis citados por Kossoy, proporcionar também ao Design uma maneira mais eficiente de comunicar através da Fotografia. Para pensar a fotografia sob esta perspectiva, é essencial, antes mesmo de se falar em metodologias de criação e produção que as aproxima, descobrir quais elementos de bases são recorrentes entre as duas linguagens e como essa recorrência pode contribuir para o design gráfico, elevando o pensamento e o uso da fotografia pelos designers, fazendo-os aproveitar desta linguagem todo o seu potencial.

Desta maneira, o presente projeto tem como objeto de estudo a linguagem do Design Gráfico e a linguagem fotográfica, onde se deve encontrar elementos recorrentes entre elas a fim de discutir: como a linguagem do Design pode influenciar a linguagem fotográfica tornando a fotografia um produto de design? Assim, toma-se como objetivo geral verificar as bases da linguagem gráfica e fotográfica para perceber elementos recorrentes entre elas, no intuito de auxiliar os designers a ampliar seus conceitos sobre as disciplinas e intensificar as relações do Design com a Arte através da Fotografia.

   Mais obras da Série Veredas pela Marca de Fantasia
A pulp fiction de Guimarães Rosa
Braulio Tavares
O fantástico na obra de Guimarães Rosa.
Polarizações do jornalismo cultural
Marina Magalhães
Ensaio sobre jornalismo cultural.
Blogs: cultura convergente e participativa
Ricardo Oliveira
A inovação da mídia digital de forma colaborativa e convivial.
A cultura underground nas páginas do jornalismo cultural
Andréa Karinne A. Maia
A inserção da cultura underground no Jornal Correio da Paraíba.
O discurso dos ursos: outros modos de ser da homoafetividade
JJ. Domingos
Estudo sobre o "urso"
no universo da homossexualidade.