Editor: Henrique Magalhães
Rua Maria Elizabeth, 87/407
João Pessoa, PB. 58045-180
Brasil
Tel: (83) 8885.1211

Pedidos por transferência ou depósito bancário:
Banco do Brasil
Agência 1619-5
Conta 41626-6.

Envie por e-mail cópia do comprovante de depósito e o endereço para entrega.

Contato
marcadefantasia@gmail.com
www.marcadefantasia.com

Corpo e Saúde: ensaios socioantropológicos

Corpo e Saúde: ensaios socioantropológicos. Volume I: Sobre Corpo
Ednalva Maciel Neves e Eduardo Sérgio Soares Sousa (orgs.)
Série Socialidades, 3.
Paraíba: Marca de Fantasia, 2015, 386p.
Ebook em pdf.

Corpo e Saúde: ensaios socioantropológicos. Volume II: Sobre Saúde
Ednalva Maciel Neves e Eduardo Sérgio Soares Sousa (orgs.)
Série Socialidades, 4.
Paraíba: Marca de Fantasia, 2015, 278p.
Ebook em pdf.

"As manifestações e reações às modalidades de intervenção sobre corpos e pessoas se multiplicam em nossas sociedades ocidentais. Elas denunciam a pluralidade de tecnologias de controle social. E quando nos perguntávamos sobre a apresentação de uma publicação acerca do tema corpo e saúde, esses movimentos nos inspiraram, na medida em que revelam formas de controle, hierarquias e poderes sociais exercidos/praticados nos idos contemporâneos". A partir dessa premissa, os professores Doutores Ednalva Maciel Neves e Eduardo Sérgio Soares Sousa organizaram em dois volumes o resultado do encontro entre pesquisadores ocorrido durante a disciplina Socioantropologia do Corpo e da Saúde, ministrada no Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal da Paraíba (PPGS/UFPB).


Para os professores, "o corpo continua um locus privilegiado para abordar as sociedades no século XXI, uma vez que abre caminho para o entendimento dos processos sociais exercidos sobre pessoas e grupos sociais. Como objeto de estudo, sua abordagem pode se realizar pela via das técnicas (MAUSS, 2003; VIGARELLO, 2004), pela via dos discursos (FOUCAULT, 1999), através da problematização das percepções e sentidos (MERLEAU-PONTY, 1992), e ainda como construção social e simbólica (DOUGLAS, 1988; BOURDIEU, 1986). O corpo é domínio social dos discursos, do político, da produção, do mercado e do consumo, das tecnociências e de novos/velhos poderes (QUEVAL, 2008); é também lugar da subjetividade e da pessoa, daí sua contemporaneidade".


Ainda na visão dos organizadores, "é essa plasticidade do corpo que queremos registrar, trazendo essas possibilidades de enfoque não apenas para refletir sobre o lugar do corpo e da saúde nos diferentes contextos estudados, mas também para compreendê-los. Assim pensado, caberia, então, colocar uma inquietação relacionada às políticas do corpo que comandam essas transformações e balizando-a do estético ao funcional: trata-se do fato de que as diferentes abordagens buscam dar conta da dupla condição deste fenômeno: como objeto material – da ordem da biologia e da natureza –, por um lado, e, por outro, como fenômeno sociológico, histórico, subjetivo e psicológico. Procura-se, desta forma, problematizar os contextos nos quais o corpo – matéria e existência – é expressão de regulações e normatividades, mas também de resistência e prazeres. E, por tal, encontra-se dialeticamente instrumentado entre subjetividade (vontade e história pessoal) e cultura para experimentar percepções, performances e identidades. Essa complexidade que o objeto corpo porta se manifesta a partir da plasticidade performática, vivida na intersecção entre disposições/regulações e flexibilidade/metamorfose contextual e subjetiva".


Os livros digitais resultantes da disciplina e organizados por Ednalva Maciel e Eduardo Sérgio integram a série Socialidades, da Marca de Fantasia, e estão disponibilizados gratuitamente, o que visa contribuir para a disseminação do conhecimento e reflexão sobre os temas abordados. "Corpo e Saúde: ensaios socioantropológicos. Volume I: Sobre Corpo" conta com a participação de Luziana Marques da Fonseca Silva, Mayrinne Meira Wanderley, Fabiano Almeida da Silva, Iraquitan de Oliveira Caminha e Allan Sátyro Gomes, Adriana Pereira de Sousa, Elisa Pinto Seminotti, Ana Carolina Gondim de A. Oliveira, Ivana Silva Bastos e André Agra.

Em "Corpo e Saúde: ensaios socioantropológicos. Volume II: Sobre Saúde" participam Artur Perrusi, Maria do Socorro Sousa, Raimunda Neves de Almeida Couras e Wallace Ferreira de Souza, Alba Jean Batista Viana, Eduardo Sergio Soares Sousa, Ednalva Maciel Neves e Mércia Gomes Oliveira de Carvalho, Anúbes Pereira de Castro, Aissa Romina Silva do Nascimento, Fábio Pereira Figueiredo e Eduardo Sérgio Soares Sousa, Átila Andrade de Carvalho, Wagner Solano e Eduardo Sérgio Soares Sousa.

  Mais estudos sobre Ciências Humanas pela Marca de Fantasia
Temas sobre a instrução no Brasil Imperial (1822-1889) - Volume II
Jean Carlo de Carvalho Costa, Mauricéia Ananias, Rose Mary de Souza Araújo (orgs.)
Análise do Discurso: mídia, poder e heterogeneidades
Ivanaldo Oliveira dos Santos Filho, Maria Eliza Freitas do Nascimento e Maria do Socorro Maia F. Barbosa (orgs.)
O CAC faz você dançar: uma etnocartografia das performances masculinas no bairro do Rangel em João Pessoa-PB
Adriano de León
Linguagem e discurso na constituição do sujeito
J.J. Domingos
Sócrates recorta jornais, Crátilo desenha palavras: o nome das coisas no jornal impresso
Wellington Pereira (org)