Editor: Henrique Magalhães
Rua Maria Elizabeth, 87/407
João Pessoa, PB. 58045-180
Brasil
Tel: (83) 8885.1211

Pedidos por transferência ou depósito bancário:
Banco do Brasil
Agência 1619-5
Conta 41626-6.

O preço das publicações já inclui a postagem como carta simples.

Envie por e-mail o número da agência onde for feito o depósito, seu pedido  e o endereço para entrega.

Contato
editora@marcadefantasia.com
www.marcadefantasia.com

 

 

Análise do Discurso: mídia, poder e heterogeneidades

Análise do Discurso: mídia, poder e heterogeneidades
Ivanaldo Oliveira dos Santos Filho, Maria Eliza Freitas do Nascimento e Maria do Socorro Maia F. Barbosa (orgs.)
Série Socialidades, 2
João Pessoa: Marca de Fantasia, 2014. 375p. Ebook em pdf, gratuito.
ISBN 978-85-67732-09-1

Baixe aqui <ad-midia>

O Grupo de Estudos do Discurso – GRED – da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN -, coordenado pelo Professor Doutor Ivanaldo Santos, lança o livro Análise do Discurso: mídia, poder e heterogeneidades, organizado pelo próprio Ivanaldo e pelas Professoras Doutoras Maria Eliza Freitas do Nascimento e Maria do Socorro Maia F. Barbosa.

Na apresentação da obra, o Prof. Dr. Jarbas Vargas Nascimento, Pró-Reitor de Cultura e Relações Comunitárias da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, afirma que se trata de “um conjunto de textos, que, em sua generalidade, colocam em discussão elementos teórico-metodológicos conceitualmente sólidos de cunho discursivo, que se encaixam nos estudos sobre mídia e no campo dos estudos discursivos, cujo avanço nas ciências da Linguagem tem se tornado referência, na contemporaneidade. Cada capítulo segue um movimento discursivo e busca colocar em pauta diferentes visões e apropriações de categorias discursivas em corpora da mídia, fato que não somente se justifica por dar uma unidade ao livro, mas também que proporciona ao leitor interessado uma possibilidade de ressignificar discursos em circulação na sociedade, em suas dimensões histórico-culturais, ampliando, por essa maneira, a percepção analítica de diferentes práticas discursivas da mídia impressa”.

Participam da obra Jocenilton Cesário da Costa e Ivanaldo Oliveira dos Santos, com o artigo “Indústria cultural e discurso midiático: (re)construção identitária do nordeste em reportagem da Veja”; Maria Eliza Freitas do Nascimento com “O discurso da educação inclusiva: a produção de identidade do sujeito com deficiência”; Emmanuele Monteiro e Regina Baracuhy com “A biopolítica da mídia para o “corpo-velho”: a estatística da vida na produção de identidades”.

José Gevildo Viana e Francisco Paulo da Silva apresentam o artigo “O corpo construído no corpo da revista: uma fabricação discursivamente negociada a uma bio-ascese”; de Antonio Genário Pinheiro dos Santos e Ivone Tavares de Lucena, “Mídia e discurso: a fabricação de imagem no acontecimento discursivo da campanha presidencial nos EUA”; de JJ Domingos, “AD com Foucault: sobre alguns elementos históricos e a Arqueologia”; de Maria do Socorro Maia Fernandes Barbosa e Emias Oliveira da Costa, “O problema da autoria dos discursos no método arqueológico de Foucault”.

Participam ainda Márcio Rogério de Oliveira Cano, com o artigo “A Literatura e a violência: Um encontro no discurso jornalístico”; Izilda Maria Nardocci com “Heterogeneidade marcada no/pelo discurso relatado: formas de projeção do ethos”; Emanuel Freitas da Silva com “Ethos Discursivo e lugar de fala: o intelectual-político em FHC”; Dalva Teixeira da Silva Penha e Maria da Penha Casado Alves com “Autoria no gênero resenha acadêmica”; e Anderson Ferreira e Jarbas Vargas Nascimento, com “Leminski, o Samurai: cenografia e ethos em web-manchetes”.

  Mais livros de Ciências Humanas pela Marca de Fantasia
Temas sobre a instrução no Brasil Imperial (1822-1889) - Volume II
Jean Carlo de Carvalho Costa, Mauricéia Ananias, Rose Mary de Souza Araújo (orgs.)
2014. 437p.
Artigos sobre História e Educação.
Práticas discursivas contemporâneas: corpo, memória e subjetividade
JJ. Domingos e outros.
2011. 138p.
Artigos com base na Análise do Discurso sobre vários aspectos culturais.
Jornalistas no cotidiano das redes digitais
Marina Magalhães
2013, 169p.
A interação dos jornalistas de cultura por intermédio das redes digitais.
O CAC faz você dançar: uma etnocartografia das performances masculinas no bairro do Rangel em João Pessoa-PB
Adriano de León
2014, 191p.
Pesquisa etnográfica sobre o lazer na periferia da cidade.
Linguagem e discurso na constituição do sujeito
J.J. Domingos
2014, 92p.
Reflexões sobre a problemática do sujeito em sua relação com o discurso e a linguagem.
 INDEX  EDITORIAL  ÁLBUNS  LIVROS  REVISTAS  CAMARADAS