Editor: Henrique Magalhães
Rua Maria Elizabeth, 87/407
João Pessoa, PB. 58045-180
Brasil
Tel: (83) 8885.1211

Pedidos por transferência ou depósito bancário:
Banco do Brasil
Agência 1619-5
Conta 41626-6.

Envie por e-mail cópia do comprovante de depósito e o endereço para entrega.

Contato
marcadefantasia@gmail.com
www.marcadefantasia.com

História em Quadrinhos e Arquitetura
História em Quadrinhos e Arquitetura
Edgar Franco
Série Quiosque, 4. 2a. ed.
João Pessoa: Marca de Fantasia, 2012. 90p.
ISBN 978-85-87018-041-0
Ebook gratuito em pdf: HQ e Arquitetura.

Um dos livros mais procurados do catálogo da editora Marca de Fantasia é História em Quadrinhos e Arquitetura, ensaio do arquiteto e quadrinista Edgar Franco. Há muito esgotado, o livro retorna em versão digital, enriquecido por imagens em cores e pela facilidade de visualização e navegação. Esta edição é um presente do autor e da editora, pois está sendo distribuída gratuitamente; basta que se faça o pedido que o livro será enviado por email.

É muito curiosa a proximidade entre os quadrinhos e a arquitetura. Ambos têm no desenho sua forma de expressão; nos quadrinhos, representando as sequências e rupturas espaciais; na arquitetura, a virtualidade da representação espacial. Contudo, muito acima desses fatores meramente técnicos, o que leva o arquiteto ao encontro do quadrinista é a possibilidade de criação ilimitada de mundos, universos, contextos sociais, personalidades e personagens que atuarão nesse espaço irreal.

É esta realização sem condicionamento, sem contingências e sem fronteiras que certamente seduz o arquiteto, não sendo raros os casos desses profissionais que se tornam quadrinistas. Imaginamos que mais que esse objetivo prático de realização por meio das imagens desenhadas está o resgate da liberdade infantil, assim como a possibilidade do fazer poético, num mundo cada vez mais instrumental.

Edgar Franco, arquiteto, quadrinista, professor de Artes Visuais e pesquisador deve enxergar os quadrinhos como o espaço dessas possibilidades por meio de seu universo mítico, poético, surreal e filosófico. Com o livro História em Quadrinhos e Arquitetura Edgar nos mostra com maestria como a interseção dessas duas artes pode ser fecunda.

Num panorama que vai dos primórdios da linguagem ilustrada e sequencial aos quadrinhos contemporâneos, Edgar traça, com inúmeros exemplos, as diversas expressões de quadrinistas que buscaram na arquitetura o elemento fundamental para a realização de suas narrativas. Por outro lado, nos aponta os arquitetos que ultrapassaram a fronteira do racionalismo para se fazer concretos no mundo dos sonhos.

H. Magalhães

  Mais estudos sobre quadrinhos pela Marca de Fantasia
O que é História em Quadrinhos Brasileira
Edgard Guimarães (org). Artigos de Marat, Cesar Silva, G. Andraus, Edgar Franco, Edgard Guimarães e H. Magalhães.
História em Quadrinhos: essa desconhecida arte popular
Thierry Groensteen
O autor propõe uma pedagogia para os quadrinhos
Quadrinhos & outros bichos
Wellington Srbek.
Análise sobre os quadrinhos e outras produções da Indústria Cultural.
Calvin & Haroldo: metáfora e crítica à Indústria Cultural
Vítor Nicolau.
Ensaio sobre a metáfora na obra de Bill Watterson.
O cinematográfico, o pós-moderno e o mágico no mundo dos quadrinhos
Márcio Salerno.
Ensaio sobre a obra de Frank Miller, Alan Moore e Grant Morrison.
 
  INDEX   EDITORIAL   ÁLBUNS   LIVROS   REVISTAS   CAMARADAS