Editor: Henrique Magalhães
Rua Maria Elizabeth, 87/407
João Pessoa, PB. 58045-180
Brasil
Tel: (83) 8885.1211

Pedidos por transferência ou depósito bancário:
Banco do Brasil
Agência 1619-5
Conta 41626-6.

O preço das publicações já inclui a postagem como carta simples.

Envie por e-mail o número da agência onde for feito o depósito, seu pedido  e o endereço para entrega.

Contato
editora@marcadefantasia.com
www.marcadefantasia.com











Estudos sobre História em Quadrinhos

Estudos sobre História em Quadrinhos
Edgard Guimarães
Série Quiosque, 24.
João Pessoa: Marca de Fantasia, 2010. 169p. Ebook em pdf. R$5,00.
ISBN 978-85-7999-020-5
Amostra

Edgard Guimarães tem se notabilizado pelo apuro com que trata o universo das Histórias em Quadrinhos, seja editando álbuns e livros, seja publicando regularmente o fanzine QI (Quadrinhos Independentes), um dos mais importantes fanzines brasileiros do gênero e dos mais longevos. Outro campo de atuação de Edgard, que desenvolve com a mesma competência, é o dos estudos acadêmicos voltado aos Quadrinhos, com os quais participou de vários congressos da Intercom e os transformou em livros, muitos deles publicados pela Marca de Fantasia.

Fruto de sua experiência criativa, editorial e de suas pesquisas, temos mais uma obra desse autor profuso, que enriquece sobremaneira o olhar sobre a linguagem das Histórias em Quadrinhos, arte ao mesmo tempo tão popular e tão pouco conhecida.

Nas palavras do autor, “este volume apresenta um estudo amplo sobre a História em Quadrinhos, inicialmente voltado para o meio acadêmico, mas numa linguagem acessível a todo interessado por esta forma de expressão e comunicação”. O livro reúne artigos cujas temáticas vão da questão da produção, divulgação e distribuição de edições independentes de HQ à análise sobre a Crítica de Arte e a Crítica de Histórias em Quadrinhos. Buscando entender o que vem a ser a Nona Arte, ou Arte Sequêncial, Edgard utiliza argumentos sólidos conceituar a História em Quadrinhos no artigo “Uma caracterização ampla para a História em Quadrinhos e seus limites com outras formas de expressão”.

Outros temas abordados pelo autor são: “Narrativa e corte psicodélicos nas Histórias em Quadrinhos”, dando ênfase ao estudo da linguagem das HQ; “História em Quadrinhos como Instrumento Educacional”, sobre a adequação da Linguagem da História em Quadrinhos ao registro, difusão, produção e preservação de informações, notadamente as de caráter científico; “Linguagem e Metalinguagem na História em Quadrinhos”, abordando outros aspectos dessa linguagem artística.

Apesar de ter sido elaborada em várias etapas, o conjunto da obra se apresenta complementar e bem integrada. Certamente este livro não esgota o estudo e as abordagens pertinentes à História em Quadrinho, que é um sujeito de investigação tão amplo e inesgotável. Esta não é sua intenção. Mas, com certeza, preenche algumas lacunas no campo acadêmico, ainda tão reticente à pesquisa sobre uma arte que até pouco atrás era considerada apenas como uma para-literatura.

H. Magalhães

   Mais ensaios da série Quiosque pela Marca de Fantasia
Procurando Nemo e o Monomito
Raoni Xavier
2011. 46p. Ebook em pdf.
Análise do filme a partir dos estudos de Joseph Campbel.
Amostra
Tensões políticas e culturais em Rê Bordosa
Yuri Saladino
2011. 119p. Ebook em pdf.
A obra de Angeli vista como construção política e cultural dos anos 1980.
Amostra
O rebuliço apaixonante dos fanzines
Henrique Magalhães
2011. 165p. Ebook em pdf.
A trajetória dos fanzine no Brasil.
Amostra
História em Quadrinhos: essa desconhecida arte popular
Thierry Groensteen
2004. 50p. 12x18cm.
O autor propõe uma pedagogia para os quadrinhos.
Fanzine
Edgard Guimarães
2005. 64p. 12x18cm.
Um dos mais atuantes editores independentes do país expõe o processo de criação dos fanzines.




 INDEX  EDITORIAL  ÁLBUNS  LIVROS  REVISTAS  CAMARADAS