Editor: Henrique Magalhães
Rua Maria Elizabeth, 87/407
João Pessoa, PB. 58045-180
Brasil
Tel: (83) 8885.1211

Pedidos por transferência ou depósito bancário:
Banco do Brasil
Agência 1619-5
Conta 41626-6.

Envie por e-mail cópia do comprovante de depósito e o endereço para entrega.

Contato
marcadefantasia@gmail.com
www.marcadefantasia.com

Os quadrinhos poético-filosóficos de Edgar Franco:
textos, HQs e entrevistas
Os quadrinhos poético-filosóficos de Edgar Franco: textos, HQs e entrevistas
Elydio dos Santos Neto
Série Quadrinhos Poético-filosóficos, 1.
João Pessoa: Marca de Fantasia, 2012. 116p. 14x20cm. R$24,00.
ISBN 978-85-7999-042-7.

A obra de Edgar Franco é uma arte em processo, em permanente mutação. É justamente esse o seu princípio criativo, a quebra dos paradigmas, dogmas e preconceitos, como Edgar deixa claro na entrevista concedida a Elydio dos Santos Neto neste livro. Essa liberdade de criação e investigação é o passe para a expressividade do trabalho de Edgar Franco, que em sua fantasia de mundos exteriores penetra profundamente em nosso próprio mundo, o mundo das coisas cotidianas e os interiores, pessoais e coletivos.

A riqueza do universo ficcional de Edgar não se trata de mero devaneio, sua obra está calcada num bem fundamentado arcabouço científico, que lhe enche de sentido. Poderíamos dizer que se trata da mais pura ficção científica, daquela que propõe uma antecipação plausível, ainda que meramente ficcional, aparentemente absurda no presente. O mundo proposto por Edgar Franco é como se fosse uma realidade paralela a nossa arraigada materialidade, mas que sinaliza um ponto de interseção em algum momento de suas trajetórias, visto que, ambas, são movidas pela inquietação humana e seu desejo de transcendência.

A consistência e a excepcionalidade da obra de Edgar Franco têm se destacado no meio artístico e acadêmico. A pluralidade de expressões de Edgar vai das histórias em quadrinhos à ciberarte, bem como à música eletrônica, que cria e executa com maestria. Há um entrelaçamento nas formas artísticas em Edgar, que se pode ver como uma obra única, denominada por ele como “Aurora Pós-humana”. A música invade os quadrinhos, que exploram os recursos multimídia formando as HQtrônicas, ou história em quadrinhos eletrônicas, termo cunhado pelo autor. Sua arte é fonte e produto de seus estudos, quebrando o formalismo da academia com a oxigenação de sua verve criativa. O próprio Edgar incorpora seu universo, teórica e fisicamente, transformando-se num “ciberpajé” em apresentações performáticas.

Todo esse rico manancial que transborda na obra de Edgar Franco é o que propõe o livro de Elydio dos Santos Neto. Pesquisador arguto no campo da Educação, da Comunicação e das Histórias em Quadrinhos, Elydio analisa a obra de Edgar em seu aspecto poético e filosófico, traçando um paralelo com certos fragmentos dos quadrinhos de Steve Ditko, criador juntamente com Stan Lee do personagem “Homem Aranha”. Contudo, é nas entrevistas conduzidas com sensibilidade por Elydio, que encontramos a origem da obra e do “homenino” Edgar, que se revela de forma surpreendente e natural. Com este livro damos início à série “Quadrinhos Poético filosóficos”, coordenada por Elydio dos Santos Neto e por mim. A série contempla os ensaios sobre a obra dos autores desse gênero de quadrinhos, bem como seus trabalhos antológicos.

H. Magalhães

  Mais quadrinhos poético-filosóficos pela Marca de Fantasia
Os quadrinhos poético-filosóficos de Gazy Andraus: 25 anos de quadrinhos e fanzinato
Elydio dos Santos Neto
Análise e amostra da obra de Gazy Andraus.
Edgar Franco e suas criaturas no Banquete de Platão
Nadja Carvalho
Ensaio sobre elementos da obra de Edgar Franco.
A semântica poética do hipocampo
Matheus Moura
Análise sobre a obra de Antônio Amaral.
Elegia
Edgar Franco
HQ poética. Acompanha CD com três músicas inspiradas no tema.
Guerra das ideias
Flávio Calazans
Fragmentos dos conflitos da humanidade em quadrinhos.
 
  INDEX   EDITORIAL   ÁLBUNS   LIVROS   REVISTAS   CAMARADAS