Editor: Henrique Magalhães
Rua Maria Elizabeth, 87/407
João Pessoa, PB. 58045-180
Brasil
Tel: (83) 8885.1211

Pedidos por transferência ou depósito bancário:
Banco do Brasil
Agência 1619-5
Conta 41626-6.

O preço das publicações já inclui a postagem como carta simples.

Envie por e-mail o número da agência onde for feito o depósito, seu pedido  e o endereço para entrega.

Contato
editora@marcadefantasia.com
www.marcadefantasia.com











No ar: as pequenas notáveis!
Alltype: informação, cognição e estética no discurso tipográfico

Alltype: informação, cognição e estética no discurso tipográfico
David Fernandes
João Pessoa: Editora da UFPB/Marca de Fantasia; Natal: Editora da UFRN, 2006. 98p. 21x21cm. R$20,00.
ISBN 85-237-0500-7.

A investigação na Ciência da Informação certamente tem seus primórdios na ruptura gutenberguiana, quando se abre a possibilidade de o conhecimento ser difundido amplamente. A circulação da informação passa a ter um caráter revolucionário e a imprimir as primeiras idéias de globalização, como atesta McLuhan no seu consagrado “A Galáxia de Gutenberg” (1962). Nessa perspectiva, este estudo de José David Fernandes, que contempla a tipografia criativa, vai reportar-se ao sentido etimológico de informação, que significa “a idéia de dar a forma a alguma coisa”, ou ainda a outras conceituações clássicas, como “matéria-prima de que deriva conhecimento” (McGarry), ou “a informação como representação ou substituto físico do conhecimento, como a linguagem usada para a comunicação” (Farradane). O modo como as peças tipográficas são organizadas faz parte de uma informação estética que não pode prescindir do valor conferido aos conceitos de percepção e de reflexão ideológica inseridos nos debates hodiernos da Ciência da Informação, nem tampouco àqueles relativos à informática, no tocante à agilidade na exploração da composição tipográfica (webdesigners, por exemplo).

A escolha pela proposta semiótica vem atender à investigação dessas relações sígnicas que as peças tipográficas vão revelar. A metodologia da análise semiótica, por sua vez, possibilita perceber, no domínio da informação estética, a comunicação polissêmica do signo, que cria novas imagens, definindo igualmente novas possibilidades de leitura. A identificação visual fornece elementos imagéticos que sintetizam um determinado mundo, cujo repertório se apóia na informação tipográfica para transmiti-lo. As peças estruturadas por artifícios tipográficos – na forma AllType – mostram formas visuais que representam relações de significação. Há uma construção do sentido nas composições tipográficas que permite a compreensão do significado verbal e visual, pois essas estruturas tipográficas desvelam um conhecimento que privilegia novas formas de ler o mundo.

A contribuição de David Fernandes para o campo da informação e da comunicação é bastante promissora, pois também vem com o intuito de fornecer mais subsídios à informação estético-visual. Este estudo se revela original, bem fundamentado e aberto à interdisciplinaridade, pois as abordagens da estética informacional aqui levantadas deverão servir de fonte para todos aqueles que se dispuserem a redescobrir as inúmeras diversidades da galáxia tipográfica.

Olga Tavares
Professora da Universidade Federal da Paraíba
Doutora em Comunicação

   Mais obras sobre editoração pela Marca de Fantasia
A palavra em ação: a arte de escrever roteiros para Histórias em Quadrinhos
Marcelo Marat
3ª ed. 2006. 104p. 14x20cm.
Obra pioneira sobre roteiros para quadrinhos.
O roteiro nas Histórias em Quadrinhos
Gian Danton
2010. 104p. 13x19cm.
As técnicas para a elaboração de roteiro.
Se Toque: uma revista alternativa
H. Magalhães & Sandra Albuquerque
2010. 70p. Ebook em pdf.
O percurso da revista cultural Se Toque e sua definição como mídia alternativa.
Blogs: cultura convergente e participativa
Ricardo Oliveira
2010. 80p. 13x19cm.
A inovação da mídia digital de forma colaborativa e convivial.
Polarizações do jornalismo cultural
Marina Magalhães
2008. 80p. 13x19cm.
Ensaio sobre jornalismo cultural.




 INDEX  EDITORIAL  ÁLBUNS  LIVROS  REVISTAS  CAMARADAS