Apresentação
Mais um número da nova fase de PSIU, agora somente no formato digital. Continua o resgate de HQs já publicadas, seja em edições independentes, em revistas de outros gêneros, ou trabalhos inéditos de autores em atividade. Além de continuar a mostrar os trabalhos clássicos de J. Carlos em O Tico-Tico.
Em Apresentação de um número anterior, tratei de um assunto que no momento não parecia realizável. O de alguma empresa fazer a impressão de edições digitais, em pequena escala, para aqueles leitores que ainda valorizam edições impressas. Essa possibilidade agora parece real. O Vagner Neubert, através de sua loja virtual Kalimazine (https://kalimazine.com.br), tem feito a impressão sob demanda de centenas de edições de vários editores independentes. Desse modo, edições impressas dessa nova fase de PSIU poderão ser adquiridas por quem tiver interesse. Por enquanto, está disponível somente o número 4. Se houver demanda, terei que mudar a redação da primeira frase da Apresentação e tirar o “somente no formato digital”.
Participantes desta edição
A partir da página 3, duas HQs de Luiz Iório, que continua prestigiando a revista com seus trabalhos, Era Uma Vez... No Velho, Velho Oeste... e Banquete Mortal.
Entre as páginas 11 e 22, a HQ Elite do Medo, de Eduardo Manzano, que colaborava ativamente com os fanzines desde a década de 1990, com grande participação na editora Júpiter 2 de José Salles. Logo em seguida, uma HQ curta de Manzano, Uma Voz, para um Coração...
Na página 25 começa mais uma série de HQs feita por Ofeliano de Almeida para a revista Ele&Ela, a partir de 1989. As primeiras já foram mostradas no número anterior. Não sei dizer se houve mais histórias além dessas.
Nas páginas 41 e 42, uma amostra da HQ Zorph de José Tadeu Campos Ribeiro, um autor de quem tive conhecimento apenas por esse trabalho.
A partir da página 43, mais uma sequência de HQs de J. Carlos publicada em O Tico-Tico. As 10 primeiras páginas trazem HQs de uma página cada de Carrapicho, Goiabada, Jujuba e Lamparina publicadas nas capas da revista entre os números 1374, de 3 de fevereiro, e 1384, de 12 de abril de 1932. Os números 1384 e 1385 não trouxeram HQs de J. Carlos, e a capa da revista passou a trazer uma série, Pedro, o Pequeno Corsário, ilustrada por Cícero Valladares. No número1386, J. Carlos voltou a publicar suas HQs na revista, mas agora em seu interior. As próximas 10 páginas mostradas aqui foram publicadas entre os números 1386, de 4 de maio, e 1395, de 29 de junho de 1932. A maioria, de uma página, apenas uma de 2 páginas.
Na página 63 e seguintes apresento a série Clara e Gorô, que fiz em 2003, e alguns comentários sobre sua gênese e seu entrelaçamento com a série Mundo Feliz.
Na última capa, a ilustração de Cícero Valladares que apareceu na capa d’O Tico-Tico nº 1384, de 12 de abril de 1932, substituindo as HQs de J. Carlos. Pedro, o Pequeno Corsário não era uma HQ e sim uma novela com ilustração na capa e o texto no interior da revista.
Edgard Guimarães
Páginas de Luiz Iório, Ofeliano de Almeida e J. Carlos no fanzine PSIU n. 13 |
|