Em 2001, o editor da Via Lettera pediu a Antonio Eder que sugerisse ideias para álbuns de quadrinhos. Antonio pensou numa coletânea de trabalhos de autores dos fanzines e edições independentes e me propôs organizarmos juntos o volume. Fiz uma seleção de trabalhos e enviei ao Antonio, que acrescentou alguns, tirou outros e montou o volume pronto para publicação, enviando-o à editora. O álbum se chamaria O Melhor do Quadrinho Independente, um título meio pretensioso, porque esse “melhor” não caberia em um único volume. Pediria outros, no entanto, por motivos que desconheço, nem o primeiro foi publicado.
A seleção do material para o volume teve alguns condicionantes como conseguir o contato com o autor para obter autorização para publicação, conseguir boa cópia da HQ, histórias não muito longas, etc. Na época acabei não vendo como ficou a edição final feita pelo Antonio Eder, que também fez a capa e contracapa.
Agora, vendo o material que ficou comigo, resolvi refazer a edição na forma digital, para conhecimento dos leitores e dos próprios autores. Não está exatamente na mesma forma que foi enviada à Via Lettera, mas contém boa parte do material que selecionamos. Os participantes desta versão estão listados a seguir:
Márcio José, Laz Muniz, Gazy Andraus, Henry Jaepelt, Cleuber Cristiano, Laudo Ferreira Jr., Marcelo Garcia, Edgar Franco, Sidney Falcão, Beto Martins, Rogério Velasco, Henrique Magalhães, Agenor Bottene, Antonio Eder, Abs Moraes, Érika Saheki, Eduardo Manzano, Flávio Calazans, Joacy Jamys, Amorim, Rogério de Souza, Yuri Hermuche, Beto Nicácio, Márcio Sennes, Luciano Irrthum, Augusto dos Anjos, Marcelo Garcia, Antonio Cedraz, Érico San Juan, Aderson Roberto, Lauro Roberto.
Quando selecionei o material, lá em 2001, certamente anotei onde cada trabalho foi publicado e dados dos autores, mas essas informações eu não guardei. Como é fácil deduzir, esse material aqui apresentado representa o que esses autores produziam até o ano de 2001. Uma curiosidade. Na contracapa, Antonio Eder reproduziu algumas páginas das HQs incluídas no álbum, mas colocou uma página de Gazy Andraus que não é a da HQ selecionada para a edição.
Edgard Guimarães
Páginas do livro "O melhor do Quadrinho independente" |
|