Editor: Henrique Magalhães
Rua Maria Elizabeth, 87/407
João Pessoa, PB. 58045-180
Brasil
Tel: (83) 8885.1211

Pedidos por transferência ou depósito bancário:
Banco do Brasil
Agência 1619-5
Conta 41626-6.

O preço das publicações já inclui a postagem como carta simples.

Envie por e-mail o número da agência onde for feito o depósito, seu pedido  e o endereço para entrega.

Contato
editora@marcadefantasia.com
www.marcadefantasia.com











Ju & Jigá

Ju & Jigá
Edgard Guimarães
Série Das tiras coração, 14.
João Pessoa: Marca de Fantasia: 2007. 60p. 14x20cm. R$10,00.
ISBN 978-85-87018-77-9

Em dezembro de 1995, Henrique Magalhães lançou, no número 4 da série Das tiras coração, um volume com meu trabalho no formato tira. Este volume, chamado Tira Teima, trouxe uma compilação de diversas séries de tiras que produzi desde muito jovem, no início da década de 1970. Complementando o volume escrevi um texto chamado "Reflexões sobre o processo de criação de tira".

Nesse texto, faço algumas análises sobre as várias características de uma História em Quadrinhos no formato tira, tomando como exemplo meu próprio trabalho, e, por estranho que pareça, foi um texto com o qual aprendi muito. Neste processo de reflexão, acabei descobrindo coisas sobre as tiras que antes me passavam despercebidas. E fiquei motivado a criar uma nova série de tiras onde eu seguisse meus próprios conselhos.

Durante vários anos fiquei matutando uma ideia, mas sem nenhum estímulo forte que me levasse à produção efetiva das tiras. Tentei várias vezes definir as características físicas dos personagens, mas sem resultado satisfatório.

A oportunidade só foi aparecer em meados de 2002, quando me propus a produzir um jornal para a Academia Brazopolense de Letras e História, a qual pertenço. Este jornal seria (e foi) um jornal com formato bem simples, 4 páginas em tamanho A4, impressão xerográfica, e tiragem de 40 exemplares, restrita aos membros da Academia e alguns outros poucos interessados. O conteúdo, basicamente a produção literária e científica dos acadêmicos. Minha tarefa, coletar as colaborações, editá-las, imprimir os originais, tirar as cópias e distribuir os exemplares nas reuniões mensais da Academia. Fiz isto durante três anos (36 números do jornal). A partir do número 37, outros acadêmicos assumiram esta responsabilidade.

A criação deste jornal foi, para mim, estímulo suficiente para que eu finalmente produzisse aquela série de tiras que estava amadurecendo em minha mente. Achei que o jornal “sério” de uma Academia devia ter um contraponto “não sério” de uma tira humorística. E contava com a certeza de que não seria recusada pelo editor. Retomei então os rascunhos que já havia feito, e, pressionado pelo prazo de lançar o jornal, finalmente defini as formas físicas dos personagens e produzi a primeira tira. As características gerais da série e várias ideias para gags já estavam em minha cabeça há tempos. E assim surgiu a série Ju & Jigá.

Com um prazo de publicação mensal, tornou-se bastante razoável a produção da tira, e assim o fiz durante 3 anos. Com a mudança dos responsáveis pelo jornal, acabei perdendo o prazo para publicar a tira no número 37. Mas a partir daí, a tira voltou a aparecer em todos os números.

Esta edição é uma compilação das 40 primeiras tiras da série. Continuarei produzindo esta série homeopaticamente enquanto o jornal da Academia for editado. Espero que apreciem ler este trabalho como tenho apreciado fazê-lo.

Edgard Guimarães

   Mais álbuns da série "Das tiras coração" pela Marca de Fantasia
Macambira e sua gente
H.
Magalhães
2008, 60p, 14x20cm.
A homossexualidade vista pelo viés do humor.
GAG: as melhores tiras humorísticas
Henrique Magalhães (org)
2009. 60p. 14x20cm.
Tiras selecionad
as no concurso GAG.
Ber the bear
Rafael Lopes
2010. 60p. 14x20cm.
O universo homossexual dos "ursos" tratado com ironia.
GAG: o humor é o motor
Henrique Magalhães (org)
2011. 60p. 14x20cm.
Tiras selecionad
as no concurso GAG.
Rendez-vous
Henrique Magalhães
2ª ed, 2005. 52p. 14x20cm.

Galeria de personagens marginalizados ou excluídos.




 INDEX  EDITORIAL  ÁLBUNS  LIVROS  REVISTAS  CAMARADAS