Editor: Henrique Magalhães
Rua Maria Elizabeth, 87/407
João Pessoa, PB. 58045-180
Brasil
Tel: (83) 8885.1211

Pedidos por transferência ou depósito bancário:
Banco do Brasil
Agência 1619-5
Conta 41626-6.

O preço das publicações já inclui a postagem como carta simples.

Envie por e-mail o número da agência onde for feito o depósito, seu pedido  e o endereço para entrega.

Contato
editora@marcadefantasia.com
www.marcadefantasia.com











Ber the bear

Ber the bear
Rafael Lopes
Série Das tiras coração, 17.
João Pessoa: Marca de Fantasia: 2010. 60p. 14x20cm. R$10,00.
ISBN 978-85-7999-007-6

A coleção Das Tiras Coração foi criada para resgatar Histórias em Quadrinhos feitas no formato tira, publicadas por todo o Brasil, fora dos veículos da grande imprensa nacional. Trabalhos de qualidade que, por vários motivos, não alcançam um público maior e mais diversificado. Trabalhos publicados na imprensa regional ou em publicações independentes ou ainda no meio virtual e que merecem chegar até os apreciadores dos quadrinhos em tiras.

Há uma característica intrínseca nas tiras produzidas para a grande imprensa, que é a escolha dos temas universais e a criação de piadas de amplo entendimento. As agências distribuidoras norte-americanas sempre cuidaram bem desse aspecto, já que seu objetivo sempre foi vender o trabalho para o maior número possível de jornais. Assim, essas tiras de grande circulação sempre tiveram temas de fácil aceitação por uma parcela grande da população. Há casos em que órgãos da grande imprensa bancam trabalhos com temática mais específica, mesmo não tendo muita aceitação pelos leitores. O caso mais famoso é o da obra-prima Krazy Kat, cuja produção foi mantida porque era do gosto do dono da agência distribuidora, mesmo não vendendo o mínimo necessário.

Na produção para revistas independentes ou para o meio virtual, essa característica dos temas universais, de fácil entendimento por grande parte da população, não é uma restrição considerável. Muitos trabalhos são produzidos para públicos específicos e fazem sucesso para esse público. A comunicação entre o trabalho e o público se dá pela base comum de conhecimentos e interesses entre eles. Um leitor de fora desse público pode não se interessar pelo trabalho ou mesmo não entendê-lo.

No entanto, para a coleção Das Tiras Coração, isso não é um impedimento. Ao publicar trabalhos com temas mais específicos, a coleção faz um registro amplo do que é produzido no formato tiras no Brasil. E o leitor desta coleção não é o leitor comum dos grandes jornais, ao contrário, é um leitor interessado em conhecer a grande diversidade do que é produzido. E tem recebido, ao longo de toda a coleção, trabalhos dos mais variados temas, feitos originalmente para os mais diversos públicos.

A série Ber the Bear, de Rafael Lopes, trata de um tema bem específico, o da comunidade de ursos, e bem dirigido aos integrantes dessa comunidade. Algumas vezes, faz uso excessivo da terminologia e dos assuntos dominantes na comunidade e dificulta o entendimento de quem é de fora. Mas nada que prejudique o interesse do leitor disposto a conhecer a grande variedade de tiras que é produzida no Brasil.

Rafael Lopes trata do tema escolhido com uma linguagem aberta e crua, sem moralismos, enfocando os vários assuntos com naturalidade e ironia. Esta é uma das grandes qualidades da série, os assuntos são tratados sem concessões. A crítica aos comportamentos, às atitudes, aos valores da comunidade urso e seus membros é ferina, ácida, impiedosa. E daí surge, não só o humor, mas também a reflexão.

Edgard Guimarães

   Mais álbuns da série "Das tiras coração" pela Marca de Fantasia
GAG: o humor é o motor
Henrique Magalhães (org)
2011. 60p. 14x20cm.
Tiras selecionad
as no concurso GAG.
Rendez-vous
Henrique Magalhães
2ª ed, 2005. 52p. 14x20cm.

Galeria de personagens marginalizados ou excluídos.
Bartolo
Cristovam Tadeu

1998. 52p. 14x20cm.

Tiras sobre o universo clássico do bebum.
Pivete
Edmar Viana

1998. 52p. 14x20cm.

Os menores abandonados com crítica e humor.
Mogizinho
Rogério
2001. 52p. 14x20cm.
O mundo infantil tratado com inteligência.




 INDEX  EDITORIAL  ÁLBUNS  LIVROS  REVISTAS  CAMARADAS