Editor: Henrique Magalhães
Rua Maria Elizabeth, 87/407
João Pessoa, PB. 58045-180
Brasil
Tel: (83) 8885.1211

Pedidos por transferência ou depósito bancário:
Banco do Brasil
Agência 1619-5
Conta 41626-6.

O preço das publicações já inclui a postagem como carta simples.

Envie por e-mail o número da agência onde for feito o depósito, seu pedido  e o endereço para entrega.

Contato
editora@marcadefantasia.com
www.marcadefantasia.com











Bartolo

Bartolo
Cristovam Tadeu
Coleção Das tiras coração, 8. João Pessoa: Marca de Fantasia, junho de 1998. 52p. R$10,00.
ISBN 85-87018-12-4.

Um brinde a Cristovam

Este livro vem corrigir uma falha que vem ocorrendo nos últimos anos, a ausência de uma edição, mesmo um fanzine, com os trabalhos de Cristovam Tadeu. A falha é maior se considerarmos que Cristovam tem produzido tiras sistematicamente há pelo menos 15 anos. E mais, tem conseguido publicar seu trabalho na imprensa paraibana. Esse material, no entanto, estava restrito ao leitor da região. Agora, o trabalho de Cristovam fica acessível ao leitor de todo o Brasil, mesmo estando na forma de uma edição independente, de tiragem reduzida.

Desde meados da década de 80, Cristovam tem criado e produzido diversas séries no formato tiras. Alguma coisa chegou a ser publicada em fanzines na época e saiu até uma edição especial publicada por Henrique Magalhães. Em um de seus primeiros trabalhos, a série Lampirão, a influência de Henfil no traço era bastante nítida, com o personagem principal sendo um cangaceiro na linha do Zeferino. A temática, no entanto, era bem distinta, centralizada no confronto metalinguístico entre autor e personagem. Cristovam criou outras séries como Herr Fróide, usando a temática da psicanálise, e Ostradamos, com abordagem filosófica e reflexiva. Nessas primeiras séries, o traço é bem simplificado e a piada faz uso principalmente do texto, dos diálogos.

A série Bartolo, cujas primeiras tiras estão reunidas neste volume, é um trabalho mais recente onde o traço de Cristovam está na maturidade. Os personagens estão visualmente bem definidos e se movimentam com desenvoltura dentro da tira. As piadas passam a depender de situações mais variadas que se servem melhor do desenho. Com o desenvolver da série, o coadjuvante Oliveira, o dono no bar, passa a ter merecido destaque, às vezes saltando da posição de escada para a de protagonista.

A temática da série é um desafio do qual Cristovam se sai bem, já que o tema do bêbado é sempre muito usado nos mais diversos meios de expressão. Curiosamente, nesta mesma coleção Das tiras coração já apareceu um bebum. Foi o Boêmio, criação de Paulo Emmanuel, no volume 6 da coleção. Talvez no futuro tenhamos um crossover entre os dois. Por ora, é ler e apreciar as tiradas – ou viradas (de copo) – de Bartolo.

Edgard Guimarães

   Mais álbuns da série "Das tiras coração" pela Marca de Fantasia
Rendez-vous
Henrique Magalhães
2ª ed, 2005. 52p. 14x20cm.

Galeria de personagens marginalizados ou excluídos.
Pivete
Edmar Viana

1998. 52p. 14x20cm.

Os menores abandonados com crítica e humor.
Mogizinho
Rogério
2001. 52p. 14x20cm.
O mundo infantil tratado com inteligência.
A Turma do Xaxado
Antônio Cedraz

2005. 52p. 14x20cm.

A vida dura do nordestino vista com bom humor.
Katita: tiras sem preconceito
Anita Costa Prado & Ronaldo Mendes

2ª ed. 2009. 60p. 14x20cm.

H
omossexualidade feminina em tiras.




 INDEX  EDITORIAL  ÁLBUNS  LIVROS  REVISTAS  CAMARADAS