Editor: Henrique Magalhães
Rua Maria Elizabeth, 87/407
João Pessoa, PB. 58045-180
Brasil
Tel: (83) 998.499.672

Pedidos por transferência ou depósito bancário:
Banco do Brasil
Agência 1619-5
Conta 41626-6.

Envie por e-mail cópia do comprovante de depósito e o endereço para entrega.

Contato
marcadefantasia@gmail.com
www.marcadefantasia.com

Julho de 2017

Pele de Urso

Pele de Urso
Sâmara Alves & Thaís França
Série Repertório, 26
Paraíba: Marca de Fantasia, 2017. 61p. Digital. R$5,00.
ISBN 978-85-67732-74-9

A história em quadrinhos Pele de Urso foi realizada em 2017 por Sâmara Alves e Thaís França como projeto de conclusão do Curso de Comunicação em Mídias Digitais da UFPB. A adaptação do conto dos Irmãos Grimm deu-se pelo grande apego das autoras pela história, que explora um tema bastante presente não só pela recorrência das guerras e suas sequelas, como por questionar nosso papel no mundo e as incertezas sobre o nosso futuro.

Pele de Urso é a história de um soldado que com o fim da guerra se encontra sem ofício, pobre e sem apoio do irmão. Desesperado, em troca de dinheiro para o resto da vida, faz uma aposta com o demônio de que deveria usar um casaco verde e uma pele de urso sem se lavar, cortar os cabelos ou aparar as unhas durante sete anos, sendo sua alma dada como garantia, para o caso do não cumprimento da promessa.

Durante esse tempo, ajuda um senhor endividado, que em agradecimento lhe oferece a mão de uma de suas filhas em casamento. Graças a esse propósito, seu interesse amoroso, o personagem consegue passar os sete anos sob as condições impostas pelo diabo e, enfim, se casa com a mulher que ama e fica rico. O antagonista, o demônio, pode ter perdido a aposta, mas acaba ganhando as almas das duas irmãs mais velhas da, agora, esposa do soldado, que se matam por inveja da irmã.

O trabalho de Sâmara e Thaís vai além da tradução do conto, mas arrisca-se na adaptação textual e visual, em que uma refinada elaboração gráfica transcende a obra original. O projeto visou a criação de uma webtoon, tipo de história em quadrinho coreana, para ser veiculada na comunidade virtual Tapastic, que reúne autores e leitores e está se expandindo para outras culturas. A presente obra trata-se de mais uma versão do trabalho das autoras, agora para os padrões de publicação digital da Marca de Fantasia.

Henrique Magalhães (sobre relatório das autoras)

    
Páginas da HQ Pele de Urso

   Mais álbuns pela Marca de Fantasia
Carne argentina
Cristian Mallea e outros
A crise argentina pelos autores da independente La Productora.
Medo!
Alberto Pessoa
Quadrinhos inspirados no traço e no universo fantástico de Flavio Colin.
Postais de viagem 
Teresa Câmara Pestana
Viagem pelas expressões religiosas e culturais da África tradicional.
Duetos Essenciais
Edgar Franco
Quadrinhos poético-filosóficos em parcerias
When a man loves a woman
Cátia Ana
HQ com reflexões pessoais da série O Diário de Virgínia.